Que país é este

sábado, 21 de novembro de 2009

 Nas favelas, nas ruas violência pra todo lado ninguêm respeita a cidadania, mas todos acreditam no futuro melhor.


 Em SP, RJ, BH, MG, todos vivendo em condições miseráveis, nas ruas marginais. a violência gerada pelo desemprego, na falta de amparo ao pobre, o Brasil um país de desigualdade marcante de violência. Piada nas favelas do RJ, mas o povo brasileiro não participam da vida politica, para garantir um futuro melhor ajude o Brasil. PRA FRENTE BRASIL sem dúvida.

Caratinga desevolvimeto & desigualdade

 Caratinga se desevolvem mas as desigualdades já fazem parte desse desevolvimento.
 No decorrer dos ultimos anos caratinga cresceu muito na parrte industrial e tecnilogica temos mais equipamentos sofisticados a nosso dispor mas com esse crescimento estrutural vem também a exclusão social entre ricos e pobres.
 As populações que habitam nas áreas baixas, ou seja no centro da cidades são pessoas com uma concentração de renda mais elevada. A população que moram nos morros sofrem com a falta de renda, nessa região vivem a maioria dos pobres que lutam para conseguir um emprego e conseguir sustentar sua familia.

Brasil e seus problemas

 O Brasil tem de aprender a lidar com a realidade e com as inovações que acontecem.Ou seja, precisa-se sofisticar e encontrar caminhos para os seus problemas. Assistimos à televisão, lemos jornais e vemos que existem muitas pessoas que, para sobreviver precisam de doações de alimentos. Presenciamos atualmente aqui no Brasil e também em outros países a tristeza que é a falta de renda. A colaboração seria um meio de resolver esse problema![...]

Desemprego

O desemprego e um dos graves prolemas que atrapalham o desenvolvimento das grandes ou pequenas cidade. Sem trabalho para satisfazerem suas nescessidades, como vestir-se alimentar e morar, as pessoas tem dificuldades de sobreviver.
 A cada ano, mais jovens chegam à idade de trabalharar e não encontram uma oportunidade muitas dessas pessoas passam a trabalhar em subempregos, em outras ocupações que nãoi corresponde a seu grau de instrução e habilitação, em serviços esporádicos ou apenas em alguns períodos do ano, como no natal. Nas cidades, muitas pessoas trabalham como camelô, guardadores de carros ou diaristas.

Segregação socioespacial no Brasil

O processo de intensa segregação espacial vivenciado no Brasil tem levado muitos grupos sociais excluídos a se organizarem, como e o caso dos trabalhadores sem teto que promovem a ocupação de prédios ou de terrenos destinados à especulação imobiliária. Também são resposta à situação de exclusão social acões de rebeldia como os arrastões e os saques ao comércio. Tais ações têm sido imediatamente reprimidos pelo estado por meio da polícia ou do exército.
 Esses conflitos e tensões são decorrência da enorme desigualdade social que se reproduz de forma ampliada nas cidades. Na realidade, é negado ao grupos sociais rebelados o direito à cidadania, ou seja, acesso à habitação, à alimentação, ao trabalho,à saúde, à justiça, à liberdade.

Situação das favelas no Brasil


As favelas-aglomerações de domocilios construidos em terrenos sem infra-estrutura, como saneamento básico, postos de saúde, vias de acesso ou meio de transporte, apresentam-se geralmente densamente povoadas. Na maioria das vezes elas são erguidas a partir de ocupações ilegais em áreas de poder público ou mesmo de particulares.


Na grandes cidades, a falta de acesso a terrenos com condições mínimas de habitabilidade fez com que muitas favelas surgissem nas chamadas áreas de risco, locais ambientalmente perigosos, que podem apresentar, por exemplo, grandes declividade, como as encostas de morro, sujeitos a desabamentos.Há também os casos de favelas localizados em fundos de vales, passíveis de enchentes ou de imundação, ou ainda em áreas de mangue, no caso das cidades localizados no litoral.

A disseminação de bairros pobres e as tensões no espaço urbano

terça-feira, 17 de novembro de 2009


O rápido processo de expansão urbano-industrial brasileiro,baseado em um modelo de crescimento econômico excludente,vem gerando um numero cada vez maior de desempregados em um maior empobrecimento da classe trabalhadora,principalmente por causa do achatamento do salários.Milhões de familias de baixa renda são obrigadas a viver em favelas,em curtiços ou mesmo nas ruas da grandes cidades,já que não possuem renda suficiente para ter uma moradia adequada.
De acordo com levantamentos recentes,cerca de 23% dos municípios brasileiros possuem favelas,as quais reúnem em seu interior mais de 2 milhões de domicílios .

O modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil


O modelo de desenvolvimento foi especialmente voltado para o crescimento econômico e esteve intimamente ligado ao capital internacional.Nesse sentido,priorizou-se o crescimento e a modernização da economia,em detrimento do desenvolvimento social.
Para muitos estudiosos,o desenvolvimento econômico não pode ocorrer plenamente se estiver separado do desenvolvimento social pois,quando a economia para de crescer,a sociedade sente seus impactos imediatamente.
O crescimento e a estabilidade da economia são fundamentais para o desenvolvimento de um país,mas o modelo adotado não deve estar desvinculado do desenvolvimento social.

A concentração da renda no Brasil

sábado, 7 de novembro de 2009


No Brasil,a concentração de renda é um dos traços mais marcantes da desigualdade social.O nível de concentração de renda,um dos mais acentuados do mundo,destaca-se,pelo fato de os 10% mais ricos da população terem,em média,rendimentos cerca de 20 vezes maiores que os dos 40% mais pobres.


Desse modo,observamos no Brasil uma das situações mais perniciosas que podem ocorrer no seio de uma sociedade:Uma parcela ínfima da população tem rendimento exobitantes,enquanto grande maioria das pessoas,com pouca ou nenhum recursos.


A desigualdade referente aos rendimentos dos brasileiros geram um "abismo"entre ricos e pobres quanto ao acesso à alimentação,aos bens de consumo e ao serviços essenciais,como,saúde,educação e moradia.

O setor informal da econômia


De maneira geral,as atividades informais são praticadas por trabalhadores desempregados(muitas vezes não qualificados para as novas vagas que surgem no setor formal)e também por muitas pessoas que estão desempregadas,mas que,devido ao baixo salário,trabalham por conta própria como diaristas,vendedores,recicladores de lixos,entre tantas outras atividades,como forma de aumentar os rendimentos mensais e assim,obter melhores condições de vida.


Calcula-se que 8% da população economicamente ativa atualmente esta desempregada no país.

O inchaço do setor terciário


O processo brasileiro de urbanização,caracterizado pelo crescimento populacional nas metropoles e nas cidades médias,assim como pelo aumento do número de cidades,transformou o setor terciário em um dos principais segmentos de atividades econômicas,gerando atualmente a maior parte do produto interno bruto(PIB)nacional.


O setor terciário absorveu uma porcentagem significativa da PEA que foi dispensada do setor secundário,mas sua expansão foi também consequência do aumento da demanda da população urbana pos bens de serviços.

Distribuição da pea por setores de atividades economicas no Brasil

No caso especifico do Brasil,a populaçaõ ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7% indice muito baixo,uma vez que o restante da população, cerca de 63,3% fica à mercé do sustento dos economicamente ativo.
Em diversos paises o indice é superior,aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.Os dados do IBGE indicam que dos 149,8 milhões de brasileiros,92,9 milhões fazem parte da PEA.Destes 8,3 milhões eram desempregados,os 84,6 milhões que trabalhavam estavam assim distribuidos.
*58% no setor terciário
*21% no setor secundário
*21% do setor primário

O desemprego estrutural


O processo nacional de industrialização impulsionado a partir da década 1950 não foi capaz de criar empregos suficientes para abisorver a população economicamente ativa(pea)expusa do campo e que passou a viver nas cidades.Na realidade,a automação do processo produtivo industrial em andamento nas utimas duas décadas,com a introdução do robos,maquinas digitais e informatizadas e tecnicas toyotisyas de produção,tem desencadeado a dispensa de grande contigente de operários,gerando o chamado desemprego estrutural.

A desigualdade freia o crescimento


As desigualdade são fatores que enfrentamos no dia-a-dia e que esta se agravando de uma maneira exulberante.


Esses dois fatores DESIGUALDADE,CRESCIMENTO acabam gerando o efeito dominó,ou seja,uma coisa atrapalha a outra.Como por exemplo:Uma pessoa esta desempregada então ela não tem dinheiro se não tem dinheiro ela não se alimenta,nem se veste,etc.


A única solução para tentar acabar com a desigualdade e aumentar o crescimento do nosso país seria uma forma de padronização globalizante no mercado brasileiro.desigualdade,fome,desemprego,poluição,racismo,eu acredito que tudo tem solução basta cada um de nós termos consciência do que fazemos e começar a agir para melhora e ajudar o nosso país.

As desigualdades compõe o mundo de hoje




A desigualdade social é um fator comum nos dias de hoje, e é uma situação muito triste para muitas pessoas,que na maioria delas passam fome.
Há solução para acabar com a desigualdade social?Essa é uma pergunta muito frequente e na minha opinião existe sim uma chance,mas é muito pequena.
Para diminuir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida em nosso país deve-se investir mais nos projetos sociais,na produção de alimentos,em novos empregos e em novos fontes de rendas para as populações mais pobres.

A desigualdade e a exclusão social

quinta-feira, 5 de novembro de 2009


As desigualdades geram um processo de intensa exclusão social no BRASIL,ou seja,de crescimento da população,do número de desenpregados e de analfabetos entre outros.O mapa ao lado mostra os indices de exclusão social no territorio brasileiro.
No decorrer do anos as desigualdades vem aumentando cada vez mais nas grandes cidades.As causas desses aumentosão o número de pessoas que saem do campo em direção as cidades industralizadas,parra buscar melhores condições de vida;trabalho,educação,saúde,emprego,etc.Mas quando chegam a realidade e é outra,muitas dessas pessoas não conseguem emprego e acabam indo morar em favelas ou ate mesmo nas ruas.Isso gera o desequilibrio na sociedade aumentando ainda mais o indice de exclusçao social(ies).

As desigualdades socioespaciais nas cidades brasileiras

quarta-feira, 4 de novembro de 2009


Atualmente,existe uma grande diferenciação entre os padrões de moradia e de infra-estrutura dos bairros
em que habitam ricos e pobres,fato que tem criado profundas desigualdades no que se refere aos espaços utilizadose apropiados pelos diferentes grupos sociais,ou seja,uma grande segregação espacial no interior do espaço das cidades.
De um lado temos a disseminação pelo país de condominios residênciais de luxo,bairros fechados,servidos de completa infra-estrutura de equipamentos urbanos coletivos,onde habitam a população mais rica.Do outro lado, temos o crescimento do número de bairros pobres,sobretudo de favelas e deloteamentos clandestinos e irregulares,a maioria com pouca ou sem qulquer infra-estrutura.